Foi-se o tempo em que apenas bandas e cantores contratados por grandes gravadoras tornavam-se famosos. Com a ampliação do acesso à internet, a divulgação através de sites de relacionamento tornou acessível a qualquer artista atingir um grande público, tendo ainda como vantagem o baixo custo.
De acordo com a produtora musical de Brasília Jacqueline Bittencourt, hoje é praticamente imprescindível a divulgação em mídias sociais como Twitter e Myspace. Segundo Jacque, como ela é conhecida, o artista que não utiliza esses recursos para divulgação perde boa parte da interação com seu público, e talvez não alcance tanta popularidade quanto se utilizasse. Um exemplo de artista que surgiu por meio dessas redes sociais é Mallu Magalhães, cantora nacional de Folk Rock, que em 2007 publicou seus trabalhos musicais no MySpace e a partir daí começou a ganhar notoriedade e se apresentar em grandes shows pelo país.
De acordo com a produtora musical de Brasília Jacqueline Bittencourt, hoje é praticamente imprescindível a divulgação em mídias sociais como Twitter e Myspace. Segundo Jacque, como ela é conhecida, o artista que não utiliza esses recursos para divulgação perde boa parte da interação com seu público, e talvez não alcance tanta popularidade quanto se utilizasse. Um exemplo de artista que surgiu por meio dessas redes sociais é Mallu Magalhães, cantora nacional de Folk Rock, que em 2007 publicou seus trabalhos musicais no MySpace e a partir daí começou a ganhar notoriedade e se apresentar em grandes shows pelo país.
Outro exemplo de artista que ganhou fama na internet foi a cantora escocesa Susan Boyle, que em abril de 2009 se apresentou no programa de talentos britânico Britain's Got Talent. O vídeo de apresentação de Susan se espalhou rapidamente na internet, tornando-se conhecida mundialmente. Sites como o You Tube e Twitter foram de extrema importância. No You Tube, que é um site de vídeos, o vídeo de sua apresentação teve 2,5 milhões de acessos nas primeiras 72 horas e em uma semana o vídeo teve 6,6 milhões de acessos. No Twitter, a divulgação de artistas de Hollywood, como Ashton Kutcher e Demi Moore ajudaram a divulgar o vídeo de apresentação de Susan.
A banda de rock brasiliense Nazah utiliza a internet como meio principal para a divulgação do seu trabalho, diz o vocalista Gilberto Alves, conhecido por Giba. A banda surgiu em agosto de 2007, mas depois de muitas idas e vindas a formação atual começou mesmo a tocar em junho de 2009. "Muitos dos nossos fãs nos conheceram pela internet, através da nossa propaganda, não só pessoas de Brasília, mais de outros Estados também", diz o vocalista. Além de Giba, a banda é composta por Miguel Alves, Pedro Resende, Sérgio Costa e Vinícius Andrade.
As redes sociais mais utilizadas para a divulgação são o Twitter, o Myspace e o Facebook, tendo o Facebook 5,3 milhões de usuários brasileiros, o Twitter 5,1 milhões e o MySpace 2,5 milhões, de acordo com o Ibope Nielsen Online. Mesmo contando com o maior número de usuários, o Facebook ainda não é o mais usado para a divulgação de bandas e artistas, por não oferecer tantas facilidades para este intuito como o MySpace e Twitter. No Twitter, um microblog onde o texto é de até 140 caracteres, o retorno pode ser imediato, pois os seguidores recebem a mensagem no mesmo instante em que foi escrita, em tempo real. É o caso da Scalene, banda brasiliense formada em 2008, que usa um perfil no Twitter para divulgar datas e locais de shows, novos singles, promoções e também para saber a opinião e reação dos fãs ao desempenho da banda.
Através do Twitter pode-se colocar um link que te mande direto para o site da banda ou para download de música. Já no Myspace é possível hospedar arquivos em mp3, vídeos e fotos, fazendo com que muitas bandas e artistas criem perfis no site e muitas vezes utilizem o MySpace como site oficial.
Por Alisson Azevedo
Bandas divulgam seus trabalhos por meio das mídias sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário